quinta-feira, 21 de maio de 2009

“Educação a Distância” - Trabalho de informática

Conceito:
Apesar de certas divergências pontuais, começa se a chegar a um conjunto relativamente homogêneo de características que acabam por conceituar a educação a distância e dar-­lhe uma dimensão prática adaptada aos dias atuais e às demandas por universalização de processos de ensino.
É importante observar que a educação a distância não pode ser vista como substitutiva da educação convencional, presencial. São duas modalidades do mesmo processo. A educação a distância não concorre com a educação convencional, tendo em vista que não é este o seu objetivo, nem poderá ser.
Se a educação a distância apresenta como característica básica a separação física e, principalmente, temporal entre os processos de ensino e aprendizagem, isto significa não somente uma qualidade específica dessa modalidade, mas, essencialmente, um desafio a ser vencido, promovendo­-se de forma combinada, o avanço na utilização de processos industrializados e cooperativos na produção de materiais com a conquista de novos espaços de socialização do processo educativo.
Esta modalidade de ensino não pode ser encarada como uma panacéia para todos os males da educação brasileira. Há um esforço muito grande dos educadores e pesquisadores da educação em mostrar que os problemas da educação brasileira não se concentram somente no interior do sistema educacional, mas, antes de tudo, refletem uma situação de desigualdade e polaridade social, produto de um sistema econômico e político perverso e desequilibrado. "Certamente que a educação, nas suas mais diversas modalidades, não tem condições de sanear nossos múltiplos problemas nem satisfazer nossas mais variadas necessidades. Ela não salva a sociedade, porém, ao lado de outras instâncias sociais, ela tem um papel fundamental no processo de distanciamento da incultura, da acriticidade e na construção de um processo civilizatório mais digno do que este que vivemos” (Luckesi, 1989, 10).
Nesse sentido, a educação a distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educacional de um país, notadamente de uma sociedade com as características brasileiras, onde o sistema educacional não consegue desenvolver as múltiplas ações que a cidadania requer.

Vantagens:
-Permite atender a um público muito maior e mais variado que os cursos tradicionais;
- Pode ser oferecido tanto a uma única pessoa, como a um grupo de pessoas que dele necessitam, sendo totalmente ou parcialmente on-line, o que permite o uso de várias estratégias;
-A "gestão de tempo flexível";
-Há uma democratização do ensino, já que engloba uma diversidade tanto cultural, social e econômica;
-Autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno, o que permite que haja um maior desenvolvimento;
-A qualidade do material de ensino é de alta qualidade;
-Incentiva a educação permanente;
-Comunicação bidirecional e massiva;
-Há o apoio de organização de tutoria;
-Permite maior disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
Maior familiarização com as mais diversas tecnologias

Desvantagens:
-Resistência por parte do ser humano à mudança e à aceitação do novo (Paradigma);
-Se não houver equipamento ou se o uso deste for inadequado, podem ocorrer falhas no processo de ensino-aprendizagem;
-O conteúdo é trabalhado por vários profissionais até chegar ao cliente final "aluno" o que requer maior risco de não-eficácia;
-A relação professor x aluno é bastante diferente da relação em aulas presenciais.

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