domingo, 24 de maio de 2009

Trabalho de Português - Análise do video

“Análise da entrevista com base na Modalidade Oral da língua”

A entrevista é destinada à matéria de Psicologia aplicada a Administração com o intuito de entender a importância da Psicologia na administração. Faremos uma análise dos entrevistados, identificando características da modalidade oral na fala dos mesmos.

Encontramos na fala dos entrevistados algumas características como:

*Repetição de palavras

Quando O Sr. Cleber usa várias vezes a expressão: ”o comportamento dos indivíduos.”, e a Srª. Jocinéia utiliza a expressão: ”atividade laboral”.

*Espontaneidade

Pelo fato de já estarem preparados para a entrevista e já conhecerem o conteúdo da mesma, os entrevistados agem de forma espontânea.

*Livre das regras gramaticais

Através da espontaneidade, os entrevistados não estão preocupados em seguir regras de pontuação, pausas para vírgulas, dois pontos e etc. Eles simplesmente têm a preocupação de ser entendido pelo receptor.

Existe uma facilidade muito maior de sermos compreendido pelo receptor através da fala do que na modalidade escrita. Usaremos então como exemplo, a fala do 1º entrevistado Sr. Cleber, para notarmos essa diferença:

”O próprio significado do termo psicologia já nos responde este questionamento, é o estudo da alma, o estudo do comportamento das pessoas e numa organização a gente tem como importância a Psicologia para entendermos os di. desculpa, os diversos comportamentos dos indivíduos, ou seja, na administração a Psicologia atua no estudo dos comportamentos para que seja entendido este comportamento destes indivíduos”

Através da mudança da forma oral para a escrita percebemos que o entendimento pode não ser o mesmo do que quando assistimos ao vídeo.

Concluímos então, que quando falamos não existe preocupação com regras gramaticais e elaboração de frases antes de nos expressarmos, a nossa única preocupação é de sermos compreendidos por quem nos ouve, e este foi exatamente o comportamento dos nossos entrevistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário