quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas organizacionais sob nossa responsabilidade?

Estamos vivenciando na atualidade, rápidas e constantes mudanças no mercado, o avanço tecnológico, enfim, o que para nós hoje é ultra-moderno, amanhã já está velho e ultrapassado.
Para uma organização conseguir manter-se no mercado, é necessário que esteja preparada para acompanhar esses avanços pra que não seja “atropelada”, por estas mudanças.
Com base na teoria da contingência não existe a forma certa ou a melhor maneira de administrar e organizar, não há nada absoluto nas organizações. Tudo é relativo. Tudo depende. Há um tempo, os gestores de organizações preferiam manter o modelo atual a ter que buscar novas técnicas e inovar em busca da estabilidade. As organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às questões ambientais.
Portanto, como as Organizações estão em um mundo cheio de mudanças, sua estrutura deve caracterizar-se pela flexibilidade e adaptabilidade ao ambiente e à tecnologia. A estrutura organizacional é, assim, um produto de variáveis, como tecnologia e ambiente, e a interação entre as variáveis determina o modelo de Organização. O modelo organizacional ideal é aquele que possui capacidade de adaptar-se às demandas do ambiente.
É importante que o administrador esteja preparado para adaptação rápida às mudanças exigidas, utilizando de mudanças estruturais por força de elementos ambientais externos e internos, eficientes e eficazes ao modelo organizacional em questão.
Concluímos então, que o administrador é livre para modelar os sistemas da organização desde que as decisões atendam a demanda do ambiente e sejam coerentes com o objetivo final da organização.

Referências
Chiavenato, Idalberto;Introdução a Teoria Geral da Administração. Edição Compacta. Editor Campus;
Google Academico,LG dos Reis,CA Pereira;
http://www.administradores.com.br/artigos/&stex1=Conting%EAncia%20

Um comentário:

  1. Ótima conclusão. Por favor, coloquem os links para as referências a artigos on-line.
    Abraços!

    ResponderExcluir