sábado, 29 de agosto de 2009

Vida de Inseto:análise do filme


» Direção: John Lasseter
» Roteiro: John Lasseter, Andrew Stanton
» Gênero: Animação/Aventura/Comédia
» Origem: Estados Unidos
» Sinopse: No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

*Podemos observar no filme características dos dois tipos de organização,a organização mecânica e orgânica.
Encontramos características da organização Mecânica, no Formigueiro, como:
Especialização do Trabalho:
As formigas eram treinadas e ensinadas tecnicamente a executar o seu trabalho.
Papéis determinados com tarefas específicas:
Cada um sabia do seu papel e desempenhava com muita habilidade o serviço era confiado.
Hierarquia Reforçada e Centralização de Poder:
Existia a Rainha que era a líder e a Princesa Atta que era a princesa e preparava-se para substituir a mãe que já estava idosa.
Tudo o que elas falavam era obedecido sem ser questionado, por isso na maioria das vezes as idéias do criativo Flik não eram aceitas, pois parecia um desacato.
Padronização de Tarefas
As tarefas são extremamente padronizadas, desde o cortar das folhas, a colheita de frutos, o carregamento da colheita, as atividades são divididas em processos.
Símbolos de Status e Poder
As coroas da rainha e da princesa.
Controles Burocráticos
A inovação não era aceita, tudo deveria sei padronizado e conforme as ordens da rainha, em muitos momentos do filme a Princesa Atta comenta: “Mas sempre fizemos assim”
“Assim sempre deu certo”, mesmo estando em uma situação difícil.

*Exemplos de características da Organização Orgânica encontramos no circo como:
Coordenação e Equipes Multifuncionais:
Um mesmo inseto exercia várias funções ao mesmo tempo em que era funcionário do circo, num momento de aperto se tornava o dono do negócio, assim como o dono do circo também fazia parte do espetáculo como um membro comum.
Descentralização e Autonomia
O poder não era centralizado em um só inseto, todos tinham poder de decisão e tinha autonomia pra fazer mudanças dentro do espetáculo.
Organização baseada em competência entre pares
O espetáculo era dividido em várias partes e em cada momento existia “a hora da verdade” de cada inseto, por isso não existia hierarquia,ninguém era superior à ninguém cada um com seu talento e aptidão exercia sua função dentro do circo.
Controles Frouxos
Ao contrário do formigueiro, toda idéia era aceita , a inovação e criatividade era a alma daquele negócio.
No decorrer do filme fica bem claro que não existe o tipo de organização certa, pois no momento de dificuldade a Princesa Atta teve que abrir mão dos controles burocráticos para aceitar a idéia de Flik, na construção do pássaro, e nesta construção também foram
utilizadas características da organização mecânica como a padronização de tarefas.
Desta forma concluímos que uma organização deve seguir o modelo em que a situação exige no momento, daí mais uma vez entramos na teoria da contigência, que nos ensina que não existe forma certa ou a melhor maneira de administrar .Tudo é relativo,tudo depende!

Um comentário: